Mais Digital - Artigos

Venda de smartphones na China tem queda histórica e volta aos níveis de 2013

Venda de smartphones na China tem queda histórica e volta aos níveis de 2013

O mercado de smartphones na China está passando por um momento difícil. No primeiro trimestre deste ano, as empresas viram suas vendas voltarem para patamares semelhantes aos de 2013, registrando a maior queda anual da história.

O número de unidades vendidas entre janeiro e março de 2018 foi de 91 milhões, contra 114 milhões no mesmo período do ano passado, segundo a consultoria Canalys. O desempenho abaixo do esperado representa uma queda de 21%.

Das 10 principais marcas de smartphones no país, oito tiveram resultado negativo. Fabricantes fora do top 5, como Gionee, Meizu e Samsung, estão em uma situação mais preocupante, já que suas vendas caíram pela metade em um ano. Somadas, elas representam apenas 19% do mercado, contra 34% no ano anterior.

Enquanto isso, as líderes tiveram resultados pouco animadores. A Huawei cresceu modestos 2% na comparação anual. O desempenho não foi excepcional, mas serviu para a empresa manter sua liderança com 24% da participação, ao vender 21 milhões de unidades.

Logo atrás estão Oppo e Vivo, que ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. Cada uma delas teve queda de 10% após venderem 18 milhões e 15 milhões de smartphones.

A Xiaomi foi única a registrar uma alta expressiva no primeiro trimestre de 2018. A empresa cresceu 37% no período ao vender 12 milhões de celulares. O resultado foi o suficiente para retomar a quarta posição, que antes era ocupada pela Apple.

Ainda assim, o mercado em geral mostra poucos sinais de recuperação — as quedas vêm sendo observadas há quatro trimestres. A expectativa é que as vendas voltem a se estabilizar ao final de junho. Huawei, Oppo e Vivo devem lançar seus novos celulares até lá.

Com informações: Canalys.

Venda de smartphones na China tem queda histórica e volta aos níveis de 2013

[Veja aqui o artigo completo] – [See here the full post]

Fonte/Source: Tecnoblog

Deixe Seu Comentário