Mais Digital - Artigos

Uma função de privacidade do Facebook não faz nada há anos

Uma função de privacidade do Facebook não faz nada há anos

As configurações de privacidade do Facebook são um labirinto. Você precisa ficar de olho nas opções para reconhecimento facial, para os anúncios, e para cada aplicativo conectado — especialmente após o caso Cambridge Analytica.

É tanta coisa que até o próprio Facebook fica perdido. A Wired descobriu que uma opção de privacidade não faz nada há anos, mas ainda está disponível. Ela envolve um recurso desativado em 2014.

Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

Para acessá-la, abra o Facebook e vá em Configurações > Aplicativos (ou acesse facebook.com/settings?tab=applications). Então, no campo “Aplicativos que outras pessoas usam”, clique em Editar. Aqui, é possível restringir as informações sobre você que seus amigos fornecem para aplicativos, jogos e sites.

Sim, seus contatos podiam repassar dados referentes a você, incluindo data de nascimento, cidade atual, interesses e curtidas. Foi assim que o teste de personalidade “thisisyourdigitallife”, usado por 270 mil pessoas, coletou dados sobre 50 milhões de usuários que foram vendidos para a Cambridge Analytica.

No entanto, isso deixou de acontecer em 2014. Desde então, aplicativos do Facebook não conseguem mais obter dados de todos os seus amigos (apenas os seus).

“Na época, a funcionalidade ‘Aplicativos que outras pessoas usam’ permitia ao usuário controlar quais informações poderiam ser compartilhadas com os desenvolvedores”, explica um porta-voz do Facebook.

“Alteramos nossos sistemas anos atrás para que as pessoas não pudessem compartilhar informações dos amigos com os desenvolvedores, a menos que cada amigo também desse permissão explícita”, diz a empresa.

Talvez você não acredite na palavra do Facebook, mas a mudança foi confirmada pelos pesquisadores Gergely Biczok e Iraklis Symeonidis, que estudam há anos a privacidade na rede social. A Graph API 2.0, lançada em 2014, já não tinha mais a permissão “user_friends” para os desenvolvedores acessarem dados dos seus amigos.

“Talvez seja apenas um erro no processo de desenvolvimento de software”, diz Biczok à Wired, “mas está aí há muito tempo”.

O Facebook não conseguiu se explicar, e apenas disse que vai atualizar as configurações para “refletir nossas práticas atuais” nas próximas semanas.

Com informações: Wired.

Uma função de privacidade do Facebook não faz nada há anos

[Veja aqui o artigo completo] – [See here the full post]

Fonte/Source: Tecnoblog

Deixe Seu Comentário