Mais Digital - Artigos

Google firma parceria com ONU para monitorar mudanças ambientais

Google firma parceria com ONU para monitorar mudanças ambientais

O Google lançou nesta semana um novo projeto em parceria com a ONU, com o objetivo de monitorar as alterações climáticas que a humanidade causa no mundo. O projeto fornecerá dados em tempo real para países e organizações, para que consigam reverter (ou diminuir) o problema ambiental que já existe.

Estas informações já estão disponíveis, mas a união do Google com a ONU promete entregar ainda mais dados no exato momento em que eles acontecem e sem cobrar nada por isso.

Google Earth

Do lado do Google fica a responsabilidade de mapear locais com água doce, como montanhas, rios, lagos, florestas e aquíferos, combinar tudo isso e entregar para as empresas com a interface amigável ao usuário que o Google sabe fazer. A ONU trabalhará com estas informações e, com elas, traçará metas e objetivos para frear as mudanças ambientais que estão acontecendo.

As informações serão baseadas em imagens de satélites e estatísticas geradas pela poderosa computação em nuvem que o Google tem – aquela que faz a busca por milkshake levar pouco mais de meio segundo e entregar mais de 61 milhões de resultados na tela do seu computador.

“Este anúncio de parceria constrói uma visão compartilhada entre nossas organizações,” comentou Rebecca Moore, diretora para o Google Earth, Earth Engine e Earth Outreach. “Estamos empolgados em permitir que todos os países tenham igual acesso às mais recentes tecnologias e informações em apoio à ação climática global e ao desenvolvimento sustentável”, completa Moore.

Como as informações serão entregues sem custo algum, há outro objetivo de longo prazo e que transformará o projeto em uma plataforma de código aberto, para que mais organizações trabalhem com os objetivos traçados pela ONU.

Esta não é a primeira vez que satélites são utilizados para monitorar mudanças climáticas, mas ter o poder computacional do Google e os satélites que já são operados pelo gigante das buscas, pode ser um empurrão generoso para melhoria na interpretação dos dados coletados.

Com informações: ONU.

Google firma parceria com ONU para monitorar mudanças ambientais

[Veja aqui o artigo completo] – [See here the full post]

Fonte/Source: Tecnoblog

Deixe Seu Comentário