Mais Digital - Artigos

GE faz voo de teste com maior motor a jato do mundo

GE faz voo de teste com maior motor a jato do mundo

À medida que os aviões comerciais levam mais passageiros e carga, eles precisam de mais potência. Por isso, a GE Aviation criou o GE9X, maior motor a jato do mundo. Ele passou recentemente por seu primeiro voo de testes.

O GE9X possui uma ventoinha com 3,40 m de diâmetro, a maior de qualquer motor a jato comercial, e 16 lâminas de fibra de carbono, além de um compressor de alta pressão e um novo combustor. Ele foi projetado para atingir mais de 400 mil N de força.

Este motor promete ser 10% mais eficiente na queima de combustível em relação ao seu antecessor, o GE90, usado no Boeing 777. Além disso, ele terá um nível mais baixo de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio que colaboram para a poluição do ar, chuva ácida e smog).

Ele foi testado em um 747, mas será usado no futuro avião de passageiros Boeing 777X, que acomodará até 425 pessoas (dependendo da configuração) e terá alcance de até 16 mil km. As pontas das asas são dobráveis para caberem em aeroportos mais antigos. Ele tem 72 m de envergadura (distância entre uma ponta e outra da asa) e 76,8 m de comprimento.

O GE9X deve ser certificado para voo em 2019, quando o Boeing 777X deve passar por seu primeiro voo de teste. Algumas empresas aéreas querem adicioná-lo às suas frotas, incluindo Lufthansa, Emirates e Qatar Airways.

Com informações: Engadget, SlashGear.

GE faz voo de teste com maior motor a jato do mundo

[Veja aqui o artigo completo] – [See here the full post]

Fonte/Source: Tecnoblog

Deixe Seu Comentário