Mais Digital - Artigos

Funcionários do Google criam app que ensina você a programar em JavaScript

Funcionários do Google criam app que ensina você a programar em JavaScript

O Google tem uma incubadora interna, chamada Area 120, responsável por alguns projetos interessantes. Um deles é o Reply, que sugere respostas automáticas nas notificações do Android.

Desta vez, um grupo de funcionários criou um app para ensinar o básico de JavaScript. Ele se chama Grasshopper, e está disponível gratuitamente para Android e iOS.

O app tem esse nome em homenagem a Grace Hopper, pioneira da programação. Ele possui três conjuntos de lições, começando com conceitos simples, e indo até funções mais complexas usando a conhecida biblioteca D3.

Você faz login com sua conta do Google (claro!), e responde se já tem alguma experiência, ou se está começando agora.

Tudo começa com um tutorial. Você desenha a bandeira da França usando os comandos drawBox() e newLine() para exibir as cores azul, branco e vermelho na tela. Depois, você é convidado a desenhar a bandeira do Gabão usando a mesma técnica.

Há um quiz para reforçar o conteúdo e garantir que você entendeu a lógica básica do JavaScript. E logo você vai aprender sobre strings, variáveis, funções aninhadas, entre outros.

Sim, o app está todo em inglês, mas é um idioma necessário para aprender programação. Você pode receber notificações para continuar fazendo o curso, ou desligá-las totalmente.

Após terminar o conteúdo, você pode brincar no playground online criando suas próprias animações. No fim, o Grasshopper também sugere aulas pagas no Coursera para aprender mais sobre JavaScript, HTML, CSS e webdesign. O app recebe uma comissão por aluno: “se você se inscrever, vai ajudar o Grasshopper a continuar a crescer”.

A equipe está trabalhando para adicionar novas lições, mas não planeja ir além do JavaScript. O site do aplicativo diz que esta linguagem é usada por mais de 70% dos desenvolvedores profissionais, e seus conceitos básicos “são universais para quase todas as linguagens de programação”.

Se você estiver interessado em aprender programação no smartphone, dê uma olhada também em aplicativos como SoloLearn e Lrn. O que você achou do Grasshopper?

Com informações: The Next Web, The Verge.

Funcionários do Google criam app que ensina você a programar em JavaScript

[Veja aqui o artigo completo] – [See here the full post]

Fonte/Source: Tecnoblog

Deixe Seu Comentário